Setor de serviços apresenta alta no volume de vendas e queda de receita em junho no estado

PMS - IBGE - IPF-MT - Fecomércio-MT - Mato Grosso - Serviços

Acompanhando a tendência do comércio, as atividades ligadas aos serviços registraram no estado avanço de 1% no volume de vendas em junho sobre o mês anterior e recuo de 0,8% na receita. No entanto, os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgadas na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisada pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT) também revelam uma situação melhor no acumulado de 2023 e na variação dos últimos 12 meses.

O presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, reafirma a mesma situação ocorrida na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), analisada pelo IPF-MT. “Com uma inflação mais baixa observada nos últimos meses, existe uma tendência de crescimento no consumo das famílias e essa dinâmica pode auxiliar na melhora das vendas. No entanto, esse mecanismo impacta em uma diminuição na movimentação financeira para os setores produtivos”.

Em relação ao mesmo período do ano passado, o volume total de serviços cresceu 26,6%, e a receita nominal obteve uma alta de 16,3%, ante a junho de 2022. No acumulado nos últimos 12 meses no estado, os indicadores também mostram um valor positivo, de modo que a receita nominal avançou 18,8%, e o volume de serviços 15,5%, com os dados consultados em 16 de agosto de 2023.

Wenceslau Júnior esclarece que “o crescimento observado na avaliação mensal ou anual, denotam uma avaliação muito positiva da economia do estado e com o impacto no aumento dos serviços, mais empregos podem ser gerados nesse setor”.

No cenário nacional, tanto a receita quanto o volume de serviços variaram positivamente em 0,2% no mês de junho ante ao mês anterior, movimento pautado pelo aumento das atividades de empresas jurídicas, cujo crescimento do segmento pode ser justificado pelos ganhos de causa do período, segundo análise do IBGE.

No comparativo anual, o país apresentou avanço de 5,5% nas receitas nominais e de 4,1% no volume de serviços prestados. Nos últimos 12 meses, a receita nominal no país acumulou 12% de avanço, já o volume de serviços aumentou 6,2% no mesmo período.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

COMPARTILHE