30/11/2018 às 17:56

Fecomércio-MT oferece palestra orientativa para funcionários sobre o câncer de próstata

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que 68.220 novos casos ocorreram em 2018, ou seja, um caso a cada sete minutos.

No dia 29 de novembro, o presidente, diretores e funcionários da Fecomércio-MT receberam do médico Urologista Carlos Eduardo de Almeida Bouret orientação sobre o câncer de próstata, segunda maior causa de morte entre os homens no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que 68.220 novos casos ocorreram em 2018, ou seja, um caso a cada sete minutos.

Bouret lembrou de outro dado preocupante e a importância de massificar essas informações. “20% dos portadores de câncer já são diagnósticos em estágio avançado, por não apresentar sintomas em sua fase inicial. Nosso trabalho é conscientizar a população sobre a importância do tema e o que a Fecomércio-MT está fazendo é incrível, ainda mais por ser uma entidade divulgadora de opinião”.

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, agradeceu a presença do médico e afirmou ser esclarecedor a palestra. “Eu tenho conhecimento sobre o assunto, por realizar o exame anualmente. Mas participar dessa palestra nos deixa mais informado e mais atento aos perigos que essa doença pode causar aos homens”.

Novembro Azul

O Mês Mundial de Combate ao Câncer de Próstata surgiu na Austrália, em 2003, para conscientização a respeito da doença exclusivamente do homem, com destaque para a prevenção e no diagnóstico precoce. Os fatores de risco podem ser: idade, histórico familiar (hereditário), raça nega, obesidade e hábitos alimentares. Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer.