Candidatos ao governo de Mato Grosso apresentam propostas a empresários na Fecomércio-MT

Diálogo Fecomércio-MT - Governo

Os candidatos Mauro Mendes, Pastor Marcos Ritela e Márcia Pinheiro participaram, na noite desta segunda-feira (19), do ‘Diálogo Fecomércio-MT com Candidatos ao Governo de Mato Grosso’ promovido pela entidade máxima do comércio no estado e que, na oportunidade, reuniu diversos empresários do setor para ouvir as propostas dos postulantes ao Executivo estadual.

Com transmissão ao vivo pelas mídias sociais da entidade (YouTube e Instagram), milhares de pessoas puderam acompanhar os temas apresentados no evento, que englobaram legislação fiscal, arrecadação e garantias jurídicas; ambiente social: capacitação profissional, tecnologia e segurança pública; ambiente de negócios com mercado atraente; e infraestrutura, logística, modernização do Estado brasileiro e sua integração por meio dos diversos modelos de transporte.

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, em mais uma oportunidade, destacou a importância para a realização do evento destinado ao setor produtivo. “Na semana passada, foi cedido o espaço para que os postulantes ao Senado Federal apresentassem suas propostas. Agora, chegou o momento de ouvirmos os candidatos ao Executivo estadual sobre o plano de governo para o setor do comércio, de serviços e de turismo em Mato Grosso”.

O primeiro a se apresentar foi o candidato à reeleição, Mauro Mendes, que, na oportunidade, lembrou do primeiro mandato, destacando a recuperação do estado. “Há quatro anos, o governo estava trilhando um caminho de desequilíbrio, com total irresponsabilidade fiscal, chegando a ter inúmeras obras paralisadas e atraso no pagamento da folha salarial dos servidores. Precisamos tomar medidas necessárias para consertar essa trajetória que, com o empenho de muitos do atual governo, conseguimos reverter e apresentar um excelente desempenho que obtivemos nos últimos anos”.

Questionado sobre a questão turística no estado e projetos voltados para a área, o atual governador, apesar de dizer que há vários projetos, alguns em andamento, afirmou que pouco foi realizado. “Mesmo com o déficit orçamentário em que pegamos o governo, conseguimos estruturar algumas ações consideradas importantes, como a criação do Parque Novo Mato Grosso, que será considerado o maior e mais importante investimento para o turismo no estado. Temos a certeza de que este empreendimento colocará Cuiabá no circuito de grandes eventos, inclusive, de eventos esportivos nacional”.

O próximo candidato a se apresentar foi o pastor Marcos Ritela, que, apesar de focar suas críticas no atual governo, também explanou sobre seu plano de governo, com destaque para as universidades estaduais. “A educação em Mato Grosso está em calamidade. Mesmo com polo em 39 cidades e 23 mil alunos, a Unemat está sucateada. Fomos o único candidato que pensou nessa instituição de ensino entre os candidatos aqui presentes”.

Ritela afirma que por falta de educação e outras áreas de responsabilidade do estado que possibilitem a capacitação, Mato Grosso possui hoje 500 mil pessoas vivendo com R$ 89,00 por mês, um aumento de 4% nos últimos quatro anos do atual governo. “isso é reflexo da falta de investimento nas áreas de saúde, educação, segurança e, inclusive, a falta de investimento para as empresas do estado”, concluiu.

Por último, a candidata Márcia Pinheiro destacou na sua candidatura a promoção de um estado para todos, focado na inclusão social, levando, de fato, serviços públicos aos mais necessitados.

Já com relação à pirataria e contrabando, ações que prejudicam tanto o consumidor quanto o empresariado, a concorrente focou no trabalho de fiscalização de fronteira, impedindo a chegada desses produtos no comércio local, e na maior oportunidade de trabalho por parte daqueles que decidem entrar neste mercado ilegal. “Na maioria das vezes, as pessoas acabam optando por escolher entrar neste caminho, por falta de oportunidade, tendo essa atividade como única saída. O que precisa ser feito é mostrar o caminho da qualificação e, consequentemente, melhor inserção no mercado de trabalho”, explicou.

Ao término do espaço cedido a cada candidato, o presidente da federação e diretores da Fecomércio-MT entregaram dois documentos aos postulantes. O primeiro foi produzido pela entidade com as principais demandas consideradas essenciais para o desenvolvimento do setor no estado. Para ter acesso ao documento, clique AQUI.

O segundo documento técnico contém propostas e políticas públicas específicas para o turismo, ação coordenada pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur). Os dois documentos foram baseados em recomendações feitas pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). Para ter acesso ao documento, clique AQUI.

Para assistir o evento na íntegra, clique AQUI.

COMPARTILHE